Foz do Iguaçu com Crianças – Roteiro de 5 dias

Foz do Iguaçu, Paraná

Nas férias de dezembro de 2019 levamos nossos gêmeos de 5 anos para conhecerem uma das sete maravilhas da natureza, as Cataratas do Iguaçu!

Nos hospedamos no Hotel Bourbon Cataratas Resort e não nos arrependemos. Curtimos muito toda a área de lazer do hotel e aprovamos a comida!

Vamos ao roteiro;

Dia 1 – Aproveitamos a animação do primeiro dia para conhecer o Parque das Aves. Esse parque fica exatamente em frente à entrada do Parque das Cataratas e muita gente faz os 2 passeios no mesmo dia, mas com crianças achamos que seria cansativo, então, fizemos um passeio por dia.

O Parque das Aves é um centro de conservação de espécies da Mata Atlântica com mais de 1500 animais entre aves, répteis e mamíferos.

O passeio é feito por uma trilha que cruza todo o parque e os visitantes têm contato próximo com as aves em quatro grandes viveiros em que se pode entrar.  O borboletário também é imersivo e fez muito sucesso com as crianças que não queriam mais sair de lá.

Foi uma experiência fantástica, divertida e educativa, pois em todo o percurso há placas informando sobre cada espécie, riscos de extinção, tráfico de animais e sobre o trabalho de conservação que realizam. NOTA 10!

Dia 2 – Amanheceu chovendo então trocamos a visita às Cataratas pelo Free Shop Argentino, o Duty Free Shop Puerto Iguazu.

Ir às compras não estava nos planos, mas tivemos uma agradável surpresa pois a loja é gigantesca. Dividida por segmentos parece um shopping center. Depois fiquei sabendo que essa loja já ganhou diversas vezes o prêmio de melhor loja do segmento no mundo. Não duvido!

Com o dólar valendo quase R$ 5 reais, ficamos apenas no setor de chocolates, bebidas e maquiagens, então nem saberia dizer se os preços valem a pena, mas foi um bom passatempo em um dia chuvoso.

 

 

Na saída aproveitamos que estávamos na Argentina para comer uma carne em Puerto Iguazu, fomos ao restaurante Il Piacere. Achamos o ambiente meio sem graça, mas a comida era gostosa e o atendimento cordial.

Antes de voltarmos para Foz, ainda demos uma passada no simpático Marco das Três Fronteiras argentino, mirante de onde é possível avistar o Paraguai e o Brasil. Tem um obelisco com as cores da bandeira dos hermanos e lojinhas de souvenir. Rende boas fotos em um dia claro ou ao pôr do sol, mas estava chovendo lembram? Rs.

 

Dia 3 – Mais um dia que amanheceu chovendo, e bem forte. Tivemos que cancelar novamente o passeio às cataratas e passamos o dia no hotel. As crianças brincaram bastante nos 2 clubinhos e quando a chuva deu uma trégua fomos todos pra piscina.

 

A tarde fomos para o Vale dos Dinossauros que é uma das quatro atrações do complexo Dreamland, juntamente com o Museu de Cera, Maravilhas do Mundo e Dream Ice Bar, que não conhecemos.

O passeio no Vale dos Dinossauros foi curto, o parque é bonito e os bonecos bem realistas. Alguns se movem e fazem sons assustadores. As crianças se divertiram. Não é um programa essencial pra quem vai a Foz e os ingressos são caros.

 

Saindo de lá, fomos conhecer o Marco das Três Fronteiras brasileiro. Muito mais do que um ponto onde três países se encontram, o lado brasileiro mescla cultura, história e entretenimento. Nem queria descrever aqui pra não estragar a surpresa.

Então cheguem no final da tarde para apreciar o pôr do sol. Assistam a bela projeção de 12 minutos sobre o Cabeza de Vaca, o primeiro homem branco a ver as Cataratas do Iguaçu em 1542. Se percam no labirinto cultural grafitado por artistas dos três países. Deixem as crianças se divertirem no enorme brinquedão e escolham um lanchinho na praça de alimentação pra saborear enquanto apreciam os 2 shows que celebram a cultura brasileira, argentina (adorei o Tango) e paraguaia.  Tirem muitas fotos!

 

Dia 4 – Agora sim, um lindo dia de sol! Fomos direto para o Parque Nacional do Iguaçu e demos de cara com uma fila enorme! Demoramos quase 2 horas até conseguirmos entrar, sufoco!

Passado o perrengue inicial, pegamos o ônibus do parque pra nossa primeira parada, o Macuco Safari!

O passeio (pago a parte) é dividido em três etapas sempre acompanhadas por guias que vão relatando curiosidades sobre a fauna e flora locais. Primeiro, um carro elétrico nos levou 3km floresta adentro. De lá fizemos uma caminhada opcional de 500 metros em uma trilha suspensa até a chegada no ponto de apoio onde há lanchonete, banheiros e armários para deixar os pertences. Um bonde elétrico nos levou até o cais de onde partem os barcos especiais para a superaventura. Eles sobem o Rio Iguaçu até chegar a base das Cataratas onde passam debaixo das quedas d´água. Um banho para lavar a alma! As crianças gritavam pedindo mais para o piloto do barco!  Sem dúvida, o ponto alto do passeio!

Nossa segunda parada foi a Trilha das Cataratas, mas não fizemos a trilha completa pois o calor estava intenso e as crianças cansadas. Então pegamos o elevador panorâmico e aí sim, continuamos pela trilha até a garganta do diabo. Impressionante!

 

 

Ao final, pegamos o ônibus de volta para a entrada do parque. Felizes, ainda paramos na grande loja de lembranças e compramos camisetas como recordação desse dia incrível.

Dia 5 – Parque Nacional Iguazu – Argentina

Último dia de viagem e não podíamos deixar de ir ao Parque Argentino. Então, acordamos as crianças e lá fomos nós.

O Parque Argentino é completamente diferente, mas igualmente encantador. Oferece uma experiência bem maior de conexão com a natureza, diversas trilhas e uma vista ainda mais incrível da Garganta do Diabo.

O transporte oficial do parque é um simpático trem que leva os visitantes até a entrada das principais trilhas e circuitos.

 

Como as crianças ainda estavam bem cansadas do dia anterior, descemos na última estação do trem, Garganta do Diabo. A passarela tem 2,2 km (ida e volta) e todos aguentaram a caminhada sem reclamar, afinal, a vista compensou e muito! O lado brasileiro pode ser incrível, mas aqui a gente sente a força da natureza de pertinho! De arrepiar!

 

Infelizmente não tivemos pique para fazer os outros 2 circuitos nem as trilhas do parque, mas o passeio foi uma delícia!

Saindo do parque fomos almoçar no famoso restaurante El Quincho del Tio Querido. Comemos uma carne argentina espetacular com a típica cerveja Patagônia. Fechamos com chave de ouro!

DICAS

Quantos dias ficar em Foz do Iguaçu?

Acredito que 3 dias inteiros sejam suficientes para os principais passeios.

Parque das Aves e Parque das Cataratas Brasileiro no primeiro dia

Parque Argentino e jantar em Puerto Iguazu no segundo dia

Usina de Itaipu e Marco das três fronteiras no terceiro.

Como se locomover em Foz do Iguaçu?

Contratamos um motorista que ficou à nossa disposição durante os 5 dias. Foi excelente! Ele nos deu muitas dicas e não precisamos nos preocupar com GPS (internet da Claro pegava muito mal em Foz e nada na Argentina), gasolina, estacionamentos e ainda podíamos beber nos almoços e jantares. Gastamos um pouco mais do que o carro alugado, mas com muito mais conforto!

Alugar carro é complicado pois as locadoras não permitem que o carro saia do Brasil.

Táxi e Uber parecem funcionar normalmente por aplicativo, porém para atravessar a fronteira o Taxi vai cobrar um valor fechado para levar, aguardar e voltar (em dezembro 2019 estavam cobrando em média R$250 por dia). Uber não faz corridas que saiam do Brasil.

Não esquecer

Capa de Chuva – Se o passeio às cataratas for em um dia frio, pode ser desagradável ficar molhado depois. No calor é uma delícia, mas se estiver com carrinho de bebê uma capa é necessária.

Documentação – Sempre confira em fontes seguras quais os documentos exigidos para embarque para quem vai dirigir e atravessar as fronteiras. Não vou descrever aqui, pois são muitas situações diferentes (brasileiros, estrangeiros, crianças sem a companhia de um dos pais, etc) e as exigências podem mudar.

 


Siga a ME VOY TURISMO & INTERCÂMBIO nas redes sociais!

Instagram – https://www.instagram.com/mevoyturismo/

Facebook – https://www.facebook.com/mevoyturismoeintercambio/

www.mevoyturismo.com

Se interessou por essa ou outras viagens?

FALE CONOSCO

E-mail – reservas@mevoyturismo.com

Tel: (11) 9 9196-2001 (whatsapp)

 

Deixe uma resposta

mevoy-favicon

Blog

Benefícios de se hospedar nos hotéis de Disney Springs

A Disney estendeu alguns benefícios exclusivos dos hóspedes de seus hotéis e resorts a mais sete hotéis localizados na região…
CONTINUAR LENDO →

Serengueti Safari no Busch Gardens

Interação com girafas e animais da selva africana TAMPA – FL Nem todo mundo sabe, que além das montanhas russas…
CONTINUAR LENDO →

Rio Quente Resorts com as Crianças e as Avós!

Rio Quente, Goiás. Julho, 2019 Aproveitamos as férias de julho de 2019 para levar a família para conhecer o Rio…
CONTINUAR LENDO →
Fechar Menu